bulletHistória
bulletCostumes
bulletRecursos
bulletEventos
bulletLinks



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

bulletOlhão
bulletFuzeta
bulletMoncarapacho
bulletPechão
bulletQuelfes

Capela da Nossa Senhora da Soledade

 

Este templo situa-se na confluência da rua Capitão João Carlos Mendonça com a rua da Soledade. Em meados do século XVII já estava construído, mas não se sabe quem foi o mestre de obras.

"É um espaçoso templo com catorze metros da porta ao cruzeiro, do cruzeiro ao altar tem seis metros e meio e a sua largura é de seis metros e meio" (1).

 A fachada é preenchida com um frontão decorado com ornamentos de massa, um portal coroado e uma janela encimada por um pequeno frontão. Ainda no exterior pode ver-se uma das características mais significativas desta igreja que é uma grande cúpula, muito simples na sua decoração. É ainda de referir que à entrada da capela existe um poço tapado com uma laje.

A sua estrutura sofreu alterações, principalmente depois do terramoto de 1755 e no ano de 2004 sofreu obras de restauro e preservação.

O interior é de nave única com cinco altares: no altar-mor, está a Senhora da Soledade, e nos laterais, o Senhor dos Aflitos, Santa Clara, Santa Luzia e São Sebastião. Em dois dos altares existem inscrições: no de Santa Clara («Clara! Consolação da Igreja e Glória da Itália, remédio dos povos e admiração do mundo católico!»), e no de São Sebastião («Sebastião, ornamento do quarto século!»).

Hoje já não se fazem orações na Igreja Pequena ou na Igreja dos Mortos, como por vezes os olhanenses a designam, porque é usada como capela fúnebre.

 

(1) Ataíde Oliveira, Monografia do Concelho de Olhão, 1999, p. 146.

 

Fonte: Jubilot, Andreia  - Guia Arquitectónico de Olhão - mimeografado, Universidade do Algarve, 2004

 

bulletIntrodução - o que é a arquitectura cubista?

 

bulletCapela da Nossa Senhora da Soledade
bulletIgreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
bulletCasas da Barreta
bulletCompromisso Marítimo
bulletAlfândega
bulletHospital da Nossa Senhora da Conceição
bulletFábricas de conservas e subsidiárias da pesca
bulletMercados Municipais
bulletCasas do século XX
bulletEstação Ferroviária
bulletPalácio da Justiça
bulletCasa Dr. Carlos Fuzeta
bulletSociedade Recreativa Olhanense