bulletHistória
bulletCostumes
bulletRecursos
bulletEventos
bulletLinks



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

bulletOlhão
bulletFuzeta
bulletMoncarapacho
bulletPechão
bulletQuelfes

 

Hospital da Nossa Senhora da Conceição

 

O edifício do Hospital da Nossa Senhora da Conceição situa-se a norte da linha do caminho de ferro, junto à Avenida Dr. Bernardino da Silva e foi edificado em 1885.

"O benemérito José Mendes falecido a 7 de Outubro de 1883, em Olhão, deixou em testamento uma quantia razoável que junta a outros donativos permitiu que se começassem as obras do hospital" (1). Os primeiros trabalhos de construção foram inaugurados em 25 de Maio de 1884 e foi construído num cabeço ou pequena colina que ficava a seguir ao poço velho.

Trata-se de um edifício de planta regular, muito horizontal, com telhado de quatro águas, de telha, e com chaminés de ventilação. A fachada principal é simétrica, em que o centro é salientado por duas pilastras, um frontão e uma porta, em forma de arco abatido e com colunas. Tem platibanda que percorre todo o edifício, cunhais nos quatro cantos e os vãos são largos em forma de arco abatido.

Os fundos e os utensílios hospitalares necessários para o manter a funcionar foram conseguidos através de festas, saraus, espectáculos e peditórios tanto na vila como angariados nas colónias.

"Valeu-lhe a dedicação dos médicos desse tempo Dr. Bernardino Adolfo da Silva e João da Silva Nobre e de outros que lhes seguiram, como o Dr. Manuel Ramires, que deram muitos anos da sua vida e dos seus proventos para que a população tivesse um mínimo de assistência hospitalar" (1).

A obra foi colocada sob a protecção da Virgem, pois o hospital é consagrado à Santa Mãe de Deus.

O edifício do hospital velho, como é chamado em Olhão, está entregue à Câmara Municipal de Olhão e vai-se transformar na nova biblioteca municipal da cidade.

(1)  João Vilares, Olhão no tempo do Padre Delgado, 1990, p. 25.

 

Fonte: Jubilot, Andreia  - Guia Arquitectónico de Olhão - mimeografado, Universidade do Algarve, 2004

 

 

 

bulletIntrodução - o que é a arquitectura cubista?

 

bulletCapela da Nossa Senhora da Soledade
bulletIgreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
bulletCasas da Barreta
bulletCompromisso Marítimo
bulletAlfândega
bulletHospital da Nossa Senhora da Conceição
bulletFábricas de conservas e subsidiárias da pesca
bulletMercados Municipais
bulletCasas do século XX
bulletEstação Ferroviária
bulletPalácio da Justiça
bulletCasa Dr. Carlos Fuzeta
bulletSociedade Recreativa Olhanense