bulletHistória
bulletCostumes
bulletRecursos
bulletEventos
bulletLinks



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

bulletOlhão
bulletFuzeta
bulletMoncarapacho
bulletPechão
bulletQuelfes

Sociedade Recreativa Olhanense

O Edifício n.º 14 da Av. da República foi mandado construir, no séc. XIX, pela família proprietária: os Conde d'Alte.

Posteriormente nele se instalou a Sociedade Recreativa Olhanense em 1932 que é ainda hoje arrendatária do edifício. Esta sociedade, fundada em 20 de Março de 1858, foi a primeira das agremiações desse tipo que se criaram no Algarve e a quarta mais antiga de Portugal, onde só a mais fina flor da sociedade local tinha entrada.  Dela são particularmente recordados: o sistema de admissão, por bola branca e bola negra, implicando o aparecimento de uma única bola negra a não admissão do candidato, o que tornava o acesso de novos elementos um processo difícil e de marcado elitismo social; e as suas festas de Carnaval eram de grande animação.
Estamos perante um edifício de planta rectangular de um só piso, com soco em pedra. A frontaria é encimada de platibanda com balaustrada e delimitada por cunhais de cantaria. A cobertura é diferenciada com telhados de duas águas. Junto à porta é visível um lápide com a seguinte inscrição: Nesta casa nasceu a 6 de Março de 1893 / O Dr. Luiz Bernardino da Silva, dedicado e ilustre Olhanense.
A fachada principal é rasgada por oito vãos de janela de peitoril emoldurados por cantarias de arcos ogivais apontados e uma porta também emoldurada de cantaria igualmente de arcos apontados e com ombreiras ladeadas na parte inferior com um painel de cantaria, com ornatos em espiral.

Fonte: Site do IPPAR; informação sobre a data da criação da Sociedade retirada do jornal "O Olhanense" de 15 de Março de 2007; Opúsculo da Sociedade Recreativa Olhanense editado em 2009

António Paula Brito

 

bulletIntrodução - o que é a arquitectura cubista?

 

bulletCapela da Nossa Senhora da Soledade
bulletIgreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
bulletCasas da Barreta
bulletCompromisso Marítimo
bulletAlfândega
bulletHospital da Nossa Senhora da Conceição
bulletFábricas de conservas e subsidiárias da pesca
bulletMercados Municipais
bulletCasas do século XX
bulletEstação Ferroviária
bulletPalácio da Justiça
bulletCasa Dr. Carlos Fuzeta
bulletSociedade Recreativa Olhanense